26 MAR 2024
Parabéns Riolândia: 70 anos de emancipação política
Hoje (26/03) é dia de celebrar com alegria os encantos dessa cidade que amamos. Parabéns Riolândia pelos 70 anos.

História do nosso município:

Primitivamente a região próxima à confluência do Rio Turvo com o Rio Grande era habitada por tribos de índios Caiapós, e foi por lá que os primeiros desbravadores entraram em terras, hoje, riolandenses.

Inicialmente, em meados de 1835 o Padre Jerônimo Gonçalves de Macedo, estabeleceu contato com os índios próximos à confluência, onde hoje se localiza a cidade mineira de São Francisco de Sales e que acabou transpondo o Rio Grande e penetrando em São Paulo pelo Rio Turvo.

Em 1845 alguns dos índios não aceitaram a presença dos homens brancos em suas terras, então se bandearam para o outro lado do rio Grande, na foz do córrego do Veadinho, formando sua aldeia.

O Padre Jerônimo atravessou o rio para catequizar esses índios inúmeras vezes, sempre atravessando de barco desembarcando na foz do córrego do Veadinho, córrego batizado por ele por haver muitos veados na região. E então, após essas inúmeras visitas, com a ajuda dos índios construiu a Capela de Santo Antônio, o santo do dia segundo o calendário cristão.

Após ser obtido êxito na missão pacificadora, vieram diversas famílias paulistas, mas que seguiram o mesmo percurso missionário, isto é, pelo triângulo Mineiro. Assim vieram as famílias Costa Maldonado, os Lemos Campos, os Santana e Felisbino, que passaram a ocupar as terras do Turvo, mais tarde constituindo um povoado junto ao córrego do Veadinho. Os Maldonados foram a primeira família a se instalar na região. Construíram o primeiro cemitério da cidade que, inclusive, existe até hoje.

Embora a povoação tivesse sua formação em fins do século XIX, somente em Março de 1935 foi criado o Distrito de Paz, no Município de Olímpia, com o nome de Veadinho (por conta do córrego que atravessa o local).

Em 1938, o Distrito de Paz de Veadinho foi transferido da cidade de Olímpia para o recém criado município de Paulo de Faria (anteriormente Patos).

Em 30 de Novembro de 1944 o nome do distrito foi alterado para Veadinho do Porto.

Em 30 de Dezembro de 1953, foi elevada a categoria de município, e após um concurso envolvendo toda cidade, passou à denominação de Riolândia.